Hora de se vestir Sozinho....


Além de trazer muito orgulho para a criança, o momento é
 uma das etapas do
desenvolvimento cognitivo e motor

Quando menos se espera, os filhos já estão se vestindo sozinhos e escolhendo as próprias roupas. Mais do que ser um momento importante para o desenvolvimento deles, a prática também reúne diferentes habilidades cognitivas e motoras
De acordo com a psicóloga e terapeuta familiar, Karin Ruskin, a fase de se vestir sozinho representa um marco psicológico e emocional, pois traz para a criança a sensação de independência.
Capacidades trabalhadas
O hábito exercita a capacidade de motricidade fina, como a habilidade de segurar objetos e manipular zíperes, botões e fivelas. É a mesma capacidade que se usa para escrever e desenhar.
Para se vestirem sozinhas, as crianças também precisam ter habilidade de sequenciamento, pois precisam desse conhecimento para colocar as roupas. A capacidade de relacionar diferentes aspectos, como a temperatura e as roupas adequadas para a estação também são necessárias.
Quando essa fase começa?
O mais engraçado é que antes de as crianças aprenderem a se vestir, elas aprendem a se despir. O pediatra da clínica Town and Country Pediatrics, Kenneth Pollin, conta que, a partir de um ano e meio, as crianças começam a tirar as meias, os sapatos e as calças. Esse comportamento costuma durar até os 3 anos.
A partir dessa idade, eles vão manifestar interesse em colocar vestidos e camisetas sem botões ou adereços complicados.
O que os pais devem esperar?
Da mesma forma que seu filho levou alguns tombos quando começou a andar, o momento de se vestir sozinho também reserva algumas confusões, como colocar a camiseta ao contrário ou do avesso. Em vez de ressaltar o erro, reconheça seus esforços como um trabalho bem feito.
Pode acontecer também de ele escolher uma roupa que não é adequada para o momento, como vestir uma fantasia para ir à escola. Nesse caso, o correto é explicar gentilmente que aquela combinação não é a mais legal para o momento.
“As emoções podem mudar em segundos. Eles podem estar felizes pela conquista ou ficar frustrados por não poder usar aquela roupa”, conta Karin.
Durante essa fase, toda a família precisa ser duplamente paciente e apoiar a progressão da aprendizagem.
E se demorar?

Se a criança não manifestar nenhum interesse em se vestir sozinha até os 2 anos e meio, repare se não é você quem está impedindo, fazendo sempre a tarefa por ela. Um bom jeito de começar é incentivando-a fechar os botões e zíperes.
Matéria tirada do Site Pais e Filhos
www.paisefilhos.com.br


Amores achei muito interessante,quis compartilhar com vocês,alias o David esta com 2 e 5 meses,esta nessa fase de querer fazer tudo sozinho,depois que entrou pra escolinha,tem me ajudado mais,alias eu deixe ele fazer as coisas sozinho,isso o torna mais independente...
Fora que é lindo né hihi mamãe babona...
Espero que tenham gostado da matéria,bjinhos






Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger